Menu de Navegação de Páginas

Quem somos

Formar a pessoa por inteiro é o pensamento que norteia a missão da EAD Século 21.

Neste sentido, a EAD Século 21, em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, elaborou esta página, www.rs21.com.br/jovens , que traz formações específicas para jovens, em preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

jc

O objetivo é levar aos jovens cursos de qualidade e de grande valor e capacitar os assessores. Aqui estão reunidos todos os cursos que foram preparados pensando nos jovens que estão na caminhada de fé, além de outros cursos de formação cristã e humana.

Os Três Eixos de Ação Pastoral do Projeto

Missão

Favorecer experiências/ações missionárias significativas aos jovens e animá-los para o engajamento em suas comunidades de origem.
Contribuir com o aumento da sensibilidade dos jovens diante das realidades desumanas da sociedade, suscitando, assim, líderes proféticos e criativos nos vários contextos socioculturais.
Subsídios de Apoio sobre: Ação Missionária; Trilha “Caminho da Fé”; Defesa da Vida; Missão JDJ; Missão DNJ; Leitura Orante da Bíblia; Celebração Missionária; Terço Missionário; Roteiros para reunião do grupo de jovens; Novena Juvenil Missionária; Reflexão sobre Assessoria de Adultos; Reflexão sobre Estruturas de Acompanhamento e Setor Diocesano da Juventude; História de Nossa Senhora Aparecida; Seminário Nacional sobre Ecologia.
Ações: realizar a Jornada Diocesana Missionária; organizar as Missões Juvenis em Outubro (DNJ); favorecer experiências de Voluntariado e missões em Casas de Recuperação de dependentes químicos; organizar Vigílias; promover Seminário sobre situação da Juventude diocesana; incentivar o diálogo inter-religioso; realizar uma Caminhada Ecológica e um Fórum sobre a água, com gesto concreto.

Capacitação de Assessores

Suscitar maior interesse dos adultos pela causa juvenil.
Aumentar o número de adultos que assumam a vocação de assessores de jovens e de suas organizações presentes nas paróquias e dioceses.
Oportunizar espaços de partilha, articulação, capacitação e formação para assessores e acompanhantes de adolescentes e jovens por meio da prática pastoral e missionária.
Subsídios de Apoio sobre: motivação aos adultos para a responsabilidade junto aos jovens durante a efetivação deste Projeto (pequenos vídeos).
Ações: trabalhar nas Casas de Formação o Mundo Juvenil e a necessidade de acompanhamento dos jovens; realizar em 2017 o II Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil em Aparecida com os responsáveis diocesanos da juventude e os assessores adultos das diversas expressões juvenis; envolver os adultos com os jovens nas experiências locais; promover a cada ano, durante este triênio, fórum sobre juventude e a memória histórica, a ecologia, a devoção mariana; organizar Escola de Capacitação para adultos; preparar Assessores para acompanhar Projetos de vida dos jovens; realizar encontro regional de Assessores adultos; oferecer retiro para Assessores adultos; valorizar os Carismas existentes nas paróquias; facilitar liberação de adultos formadores e assessores de jovens, inclusive com apoio financeiro; apresentar este Projeto da Pastoral Juvenil para todo o Clero, Religiosos e Religiosas da Diocese para que o assumam.

Estrutura de Acompanhamento (Setor Diocesano da Juventude)

Valorizar, durante o processo pedagógico de evangelização da juventude e de organização das ações missionárias: o protagonismo juvenil, o grupo de base, a Leitura Orante da Bíblia e a formação na ação.
Promover mais momentos e espaços juvenis nas paróquias.
Fortalecer o espaço diocesano de comunhão das expressões juvenis (Setor Diocesano da Juventude).
Subsídios de Apoio sobre: Organização das Etapas do Projeto (semelhança da JMJ Rio 2013); Motivação para que o Projeto esteja presente no Plano Pastoral das Dioceses e Paróquias; Motivação para que os Jovens participantes da “Missão Jovem na Amazônia” se engajem na preparação Diocesana deste Projeto.
Ações: envolver todas as expressões juvenis presentes no território da Diocese/Paróquias para a organização de todo este Projeto; articular o Projeto com a Catequese de Crisma; garantir formação permanente durante todo o processo; avaliar após cada atividade a caminhada do Projeto; promover concursos sobre os temas do Projeto (Vida, Ecologia, Nossa Senhora); garantir uma ampla divulgação do Projeto nas Redes Sociais e nos Meios de Comunicação social; disponibilizar um espaço específico nas paróquias para os jovens se reunirem e organizarem o Projeto.

Como funciona

Os cursos são todos preparados com videoaulas de alta qualidade, dando acesso também a apostilas, materiais de apoio, avaliações, tutoria, certificados e muita interatividade com alguns professores e orientadores dos cursos.

Utilizamos e agregamos as melhores plataformas e ferramentas existentes na Educação a Distância.

Nossa tecnologia está à sua disposição com aulas 100% em vídeo com a mais alta definição e padrão. Tudo para que você possa aprender com qualidade e altíssimo nível de aproveitamento.