Fechar cadastro
Banner

Tempo do Advento: preparação para a vinda do Senhor

Solta gritos de alegria, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso

Atualizada em 22/11/2021 às 06:00


Advento de Jesus

Advento de Jesus | Foto: iStock.

“[O ano litúrgico] é realmente o ano da graça do Senhor. A economia da salvação realiza-se no quadro do tempo, mas a partir do seu cumprimento na Páscoa de Jesus e da efusão do Espírito Santo, o fim da história é antecipado, pregustado, e o Reino de Deus entra no nosso tempo” (CIC §1168).

 

No primeiro domingo do Advento (28.11.21) se inicia o novo ano litúrgico da Igreja. Advento significa “chegada” ou “aparecimento”, mas também esta palavra é utilizada como o “início de alguma coisa”. Assim, pode-se entender o tempo do Advento como o início deste ano de graça que a liturgia da Igreja oferece a todos, mas também como o memorial da chegada de Jesus a esta terra.

 

 Coroa do Advento marca cada uma das quatro semanas de preparação para a celebração do Nascimento de Jesus

A Coroa do Advento marca cada uma das quatro semanas de preparação para a celebração da presença de Jesus na história da humanidade | Foto: iStock.

Deve-se ressaltar que o Advento recorda dois pontos importantes desta Vinda de Jesus e que muitas vezes um deles é esquecido. Neste tempo litúrgico se incentiva a preparação para a vinda de Jesus como uma criança, nascido de Maria, no Natal, no qual se celebra a Deus, que se fez homem por amor à humanidade. Mas, ao mesmo tempo, a liturgia recorda que um dia este mesmo Jesus voltará glorioso sobre as nuvens do céu para instaurar definitivamente o seu Reino.

 

 

Preparando para a Volta de Jesus

 

O ano litúrgico é uma continuidade. A festa de Cristo Rei, que encerrou o ano litúrgico fez memória, na liturgia da palavra, da segunda vinda de Jesus. Este mesmo tema continua na liturgia dos primeiros dias do Tempo do Advento. Esta recordação deve estar presente na vida de todos os cristãos, para que, quando Jesus voltar, todos estejam preparados para estar de pé diante do Filho do Homem.

 

Preparando-se para estar de pé diante de Jesus na sua Volta

Preparando-se para estar de pé diante de Jesus na sua Volta | Foto: iStock.

Se uma pessoa está de pé diante de alguém é porque ela não está com medo, caso contrário ela iria se esconder. O grande segredo para se estar assim diante de Jesus é colocar em prática o amor a Deus e aos irmãos que ele ensinou com suas palavras e com sua vida e que a liturgia recorda nestes dias.

 

Alguém poderia dizer que é impossível viver o que Jesus ensinou, mas se se analisar o Santo Evangelho, pode-se notar que Jesus fala que pequenos atos de amor fazem a diferença, como uma pequena semente lançada na terra. Jesus não falou para acabar com os problemas do mundo inteiro, mas para dar de comida ao que está com fome ao seu lado, um copo de água, uma visita… Tudo isso é possível! Se cada um fizer um destes pequenos gestos de amor no dia a dia não haveria mais necessitados sobre a terra.

 

 

Preparando para o Nascimento de Jesus

 

A partir do dia 17 de dezembro a liturgia do Advento inicia o que se denomina: preparação mais próxima para o Natal. As leituras e as orações da Santa Missa ajudam os cristãos a meditarem sobre os mistérios da encarnação de Jesus Cristo e como, em Seu infinito Amor, Deus quis salvar a todos por meio de Seu Filho amado, pela ação do Espírito Santo, na história.

 

Preparando a Casa e o Coração para receber Jesus

Preparando a Casa e o Coração para receber Jesus | Foto: iStock.

Nestes dias a liturgia conduz a uma recordação de como Jesus, Rei dos reis, começa a formar os cristãos nesta nova mentalidade do Reino de Deus. Ele não quis nascer nos palácios como os reis desta terra, mas, na simplicidade de um presépio, e ali manifesta ao mundo um Deus que se importa com a humanidade e está junto dela através do Emanuel, “Deus conosco”.

 

Contemplar o Menino Deus, reclinado em uma manjedoura, ao lado de Maria e de José, recorda que todos devem sempre trazer esta presença humilde e amorosa de Jesus em sua própria casa, tanto no lar em que habita como nos corações. Para isso, do mesmo modo que se arruma um local para alguém importante que o visita, assim também, cada um é chamado, neste Tempo do Advento, a preparar a casa e o coração para receber Jesus.

 

 

Arrumando a Casa e o Coração

 

Que este Tempo do Advento ajude cada um a preparar a casa com uma bela decoração, sem esquecer o presépio, e, em especial, preparar o coração com os sacramentos e a oração para que no dia 25 de dezembro se possa receber com alegria a presença do Emanuel.

 

Para ler um pouco mais sobre o ano litúrgico acesse sobre a solenidade de Cristo Rei no site da Rede Século 21 e a cada semana a uma nova reflexão sobre o Advento e o Natal. Deus abençoe a todos neste novo tempo que se inicia, renove as esperanças de cada um e de toda a humanidade e inspire a todos atos de amor a Deus e aos irmãos próprios deste tempo de celebração do Natal do Senhor.

 

Eduardo Fraguas, da Rede Século 21.


Leia mais:

Voltar
Curso: Maria, Toda de Deus e Tão Humana
facebook twitter instagram youtube whatsapp
Linha Separação
Linha Separação