Fechar cadastro
Banner

Primeiro Domingo do Advento

Preparados pelo amor para receber Cristo Jesus

Atualizada em 23/11/2021 às 06:00


Vem Senhor Jesus

Vem, Senhor Jesus | Foto: iStock.

“Para Vós, Senhor, elevo a minha alma. Meu Deus, em Vós confio. Não seja confundido nem de mim escarneçam os inimigos. Não serão confundidos os que esperam em Vós” (Cf. Sl 24,l-3 – Antífona de Entrada do Primeiro Domingo do Advento).

 

 

No dia 28 de novembro de 2021 a Igreja celebra o Primeiro Domingo do Advento. Esta celebração começa nas primeiras vésperas do domingo (sábado ao pôr do sol) e ela marca o início do novo Ano Litúrgico. Este é um tempo de preparação para a vinda do Senhor. A liturgia, nesta primeira parte do Advento, recorda que um dia o Senhor Jesus voltará e a Igreja convida a todos os fiéis a estarem preparados para recebê-Lo.

 

 

A Liturgia do Tempo do Advento

 

As leituras deste dia seguem o Lecionário dos Domingos do Ano C, que tem como base o Evangelho de Lucas. Lembrando que os domingos seguem um revezamento de três em três anos (A, B e C) com os Evangelhos Sinóticos (o Evangelho de João é inserido ao longo do ano litúrgico).

 

Este tempo tem como cor principal o Roxo (exceto o terceiro domingo), que é sinal de preparação para a vinda do Senhor e para a solenidade do Natal. Neste tempo não se reza ou se canta o Hino de Louvor, pois este faz uma recordação própria ao nascimento de Jesus por ser inspirado no que os anjos cantaram no anúncio do nascimento de Jesus aos pastores. Durante o Advento ele retorna à liturgia somente nas solenidades, como no dia 08 de dezembro, em que se celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

 

A grande oração deste tempo do Advento é Marana tha!, que significa, Vem, Senhor Jesus! Neste tempo a Igreja se une ao Espírito Santo, como no fim do livro do Apocalipse, para clamar pela vinda do seu Esposo, Jesus Cristo, para com alegria celebrarem as suas Bodas e a instauração definitiva do Reino dos Céus.

 

 

Estar em Pé e Confiante diante do Filho do Homem

 

Primeiro Domingo do Advento

Vela acesa do Primeiro Domingo do Advento | Foto: iStock.

O Evangelho do Primeiro Domingo do Tempo do Advento é Lucas 21,25-28;34-36 e ele apresenta o momento em que Jesus fala sobre as tribulações que a humanidade passará antes de Sua volta. Porém, se o início da narração parece trazer uma temeridade ao leitor, o próprio Jesus convida os fiéis a não se desesperar, pelo contrário, Ele convida a todos a erguerem a cabeça e estarem confiantes porque a libertação da humanidade está próxima.

 

Algumas vezes se ouvem interpretações de que estes sofrimentos serão o fim da humanidade, mas ao contrário, Jesus afirma claramente que o fim da humanidade não é sua destruição, mas estar definitivamente unida à Trindade Santa por meio de Jesus, na eternidade, concluindo o plano de amor do Pai para a salvação do gênero humano e encerrando sua história nesta terra. Isto é apresentado na Primeira Leitura de Jeremias (Cf. Je 33,14-16), na qual o profeta fala que “naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante”.

 

Esta confiança é incentivada por Jesus quando convida os discípulos a estarem atentos e em oração para que possam permanecer firmes e, quando vier glorioso sobre as nuvens, todos possam ficar em pé diante Dele, sem temê-Lo porque colocaram em prática o amor a Deus e aos irmãos que Ele ensinou.

 

Isto é reafirmado na Segunda Leitura da Primeira Carta aos Tessalonicenses (Cf. 1Ts 3,12–4,2) na qual Paulo convida os fiéis a crescer no amor e permanecer no caminho de santidade fazendo progressos maiores neste caminho a cada dia. Assim, o fiel deve estar atento ao salmista (Cf. Sl 24(25)) que convida a todos a elevar alma a Deus, porque Ele faz a humanidade conhecer os Seus caminhos de verdade e de amor, dando-Lhe conhecer a sua salvação.

 

Que este Primeiro Domingo do Advento leve a cada um a refletir sobre a segunda volta de Jesus e buscar estar confiantes no hoje e no dia de sua volta porque se preparou bem para recebê-Lo através do amor concreto a Deus e aos irmãos.

 

Para saber mais sobre o Tempo do Advento acesse a cada semana o site da Rede Século 21.

 

Eduardo Fraguas da Rede Século 21.


Leia mais:

Voltar
Campanha Coroa de Amor - Janeiro 2022
facebook twitter instagram youtube whatsapp
Linha Separação
Linha Separação