Fechar cadastro
Banner

09/10/2013 Bordado em bainha aberta – Bete Alves - Bordados

Barra

 

1) Primeiramente bordar com ponto cheio sobre 3 fios nas laterais da toalha.

2) Em seguida, bordar com ponto ajour sobre 2 fios na parte inferior e superior da área do bordado, formando colunas. Cuidado para os fios não desencontrarem.

(1° e 2° pontos)

Eu trabalho sobre dois grupos de fios.

3) Pronta essa etapa, cortar com todo o cuidado os fios horizontais rentes à carreira de ponto cheio das laterais de baixo até em cima, preservando os fios do ponto ajour.

4) Desfiar a área do bordado retirando os fios horizontais um a um com todo o cuidado para não esticar os fio verticais.

5) Depois de desfiados os fios começa o trabalho propriamente dito.

6) Distribui-se os fios de acordo com o gráfico.

7) Conta-se quantos fios de linha são necessários para o bordado e cuidadosamente são distribuídos na lateral direita prendendo-os no avesso na borda da toalha, todos de uma vez.

8) Da mesma forma, são contados os fios perpendiculares de acordo com o gráfico que se vai utilizar.

9) Continuando, colocar a área inicial do bordado em um bastidor e prender bem firme para que o bordado fique bem bonito.

Obs.: Cada etapa dentro do bastidor é trabalhada completa para depois mudar o bastidor de lugar e continuar o trabalho. Assim vai até o final, terminando como feito no começo, escondendo o fio prendendo-os na borda esquerda no avesso do ponto cheio.

10) Os pontos utilizados no bordado principal são: nozinho e cerzido.

Nózinho    e     Ponto cerzido.

11) No centro do bordado cerzido, isto é, o fio central do bordado, pegar os fios todos juntos. Somente na hora de cerzir são divididos conforme o gráfico.

12) Os fios são trabalhados cruzados e seguidos, sem deixar fios no intervalo. A seguir é feito o cerzido  nos fios centrais, diminuindo um fio de cada lado conforme vai completando os espaços, até restarem dois fios.

13) Esses são os passos a serem seguidos. A princípio parece difícil, mas a partir do segundo trabalho fica fácil trabalhar qualquer gráfico. Basta prestar atenção de como os fios são trabalhados. O gráfico está logo abaixo, a única diferença é que trabalhei com 4 fios acima e 4 fios abaixo do fio central. (Gráfico)

Um comentário sobre “09/10/2013 Bordado em bainha aberta – Bete Alves”


  1. terça-feira, 29 out 2013 às 18:43

    Maravilhosa esta aula,didática o uso dos vários fios de tons diferentes. Parabéns e que outros tipos de bainhas abertas trabalhadas como estas possam ser ensinadas.

Responder

Você precisa logar para postar comentário.

Voltar
/Banner_lateral_doacao_dia_25-mar
facebook twitter
Linha Separação
Linha Separação